Os cineastas Ila Bêka e Louise Lemoine, criadores da série de arquitetura Living Architectures, exibirão o documentário The Infinite Happiness - filmado inteiramente no projeto "8 House", concebido pelo BIG em Copenhague, exclusivamente no ArchDaily entre os dias 2 e 4 de dezembro (sexta-feira a domingo).
Marcando o lançamento de dois conjuntos de DVDs que compilam de toda a sua obra (que foi adquirida pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2016) Bêka e Lemoine desenvolveram, ao longo do projeto Living Architectures, filmes sobre e em colaboração com o Barbican de Londres, a Fondazione Prada, a Bienal de Veneza, Frank Gehry, Bjarke Ingels, a cidade de Bordeaux, o Arc en Rêve centre d’architecture, entre outros. Seu objetivo sempre foi "democratizar a linguagem intelectual da crítica arquitetônica. [...] A liberdade de expressão sobre o tema da arquitetura", disse Bêka, "isso não é propriedade exclusiva dos especialistas". Seu primeiro filme, Koolhaas Houselife (2008), incorpora essa visão.
O casal conversou com "zeladores, faxineiras, funcionários, instaladores de sistemas de segurança e pintores de casas", comentou Veronique Vienne - "mas também moradores, vizinhos e turistas ocasionais". O resultado é uma série de documentários que estudam edifícios importantes vistos pelos olhos dos habitantes, dos ocupantes e dos transeuntes.
The Infinite Happiness
Concebido como um diário pessoal em vídeo, The Infinite Happiness é uma experiência arquitetônica. O filme nos leva ao coração de um dos projetos habitacionais contemporâneos tidos como mais bem sucedidos. Habitando a enorme "8 House", construído pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels nos subúrbios de Copenhague, Ila Bêka & Louise Lemoine contam sua experiência subjetiva de viver neste experimento de aldeia vertical, eleito em 2011 o melhor edifício residencial do mundo.
Assim como uma torre de Lego, o filme constrói uma série de histórias de vida interligadas através de suas relações pessoais com o edifício. O filme traça as linhas de um mapa humano que permite ao espectador descobrir o edifício através de um ponto de vista interno e íntimo, enquanto questiona a capacidade da arquitetura de proporcionar a felicidade coletiva. Quais são os resultados surpreendentes desse novo tipo de modelo social projetado para o século XXI?
Screener Information
The Infinite Happiness estará disponível para assistir online no ArchDaily entre os dias 2 de dezembro (1800GMT/1300EST/0200CST) e 4 de dezembro (0800GMT/0300EST /1600CST). Retorne a este artigo durante este período para ser direcionado ao filme. A coleção completa de filmes de Bêka y Lemoine pode ser adquirida aqui.